Coletivo de mulheres jornalistas do DF organiza atividades de 2019

Entre as ações está o lançamento da pesquisa sobre assédio sexual no trabalho e a construção do 8 de Março

Campanha foi lançada em novembro de 2018. Confira outras peças no facebook do Coletivo.

O Coletivo de Mulheres Jornalistas do DF realizou sua primeira reunião de 2019 na última terça (15). Foram discutidas as ações que vão pautar o coletivo nos próximos meses.

Entre as atividades está o lançamento da pesquisa sobre Assédio Sexual no trabalho. O levantamento integra a campanha “Assédio Sexual não faz parte do trabalho. Denuncie!” lançada pelo Coletivo em novembro do ano passado.

“A pesquisa será feita por formulário via internet. O objetivo é mapearmos o assédio sexual nos espaços de trabalho das jornalistas e também conscientizar as colegas sobre essa violência, que muitas vezes é naturalizada”, explica Renata Maffezoli, coordenadora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF e integrante do Coletivo.

Renata destaca ainda que a pesquisa poderá ser respondida também por jornalistas de outros estados. “Isso pode nos ajudar a ter uma ideia da realidade de trabalho das colegas em outras regiões do país, ampliando o alcance e a ação da campanha, uma vez que a temática diz respeito a todas as trabalhadoras”, acrescenta.

O formulário deve ser lançado na próxima semana no blog do Coletivo e divulgado nos canais de comunicação e redes sociais do blog e do SJPDF.

8 de Março
As jornalistas discutiram ainda a participação do coletivo na construção das atividades do 8 de Março – Dia Internacional da Mulher Trabalhadora.

O Coletivo, que integra o Fórum de Mulheres do DF e Entorno, se somará ao ato previsto para 8 de março, na Esplanada dos Ministérios, pela vida das mulheres.A plenária ampliada para dar início à organização da atividade será realizada no dia 22, a partir das 19h, na sede do STIU, no Setor Comercial Sul. A reunião é aberta a todas as mulheres que desejarem participar. Clique aqui e confirme presença no evento no facebook!

Além de integrar o 8 de Março com as demais mulheres trabalhadoras de Brasília e Entorno, o Coletivo realizará uma atividade própria, voltada para as mulheres da categoria. O evento está previsto para o dia 16 de março. Coloque na agenda!

Outras pautas
Além disso, foram discutidas a intensificação da divulgação dos materiais da campanha sobre Assédio Sexual no trabalho e a organização de uma plataforma para contabilização e análise da cobertura dos casos de feminicídio no DF.

A próxima reunião do Coletivo deve acontecer na segunda semana de fevereiro. Fique por dentro e participe!

As reuniões acontecem na sede do SJPDF e são abertas a todas mulheres jornalistas que desejem participar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s